Prefeito deve editar novo Decreto nesta segunda-feira, 15, com implantação de toque de recolher das 20 h às 5 h; Medida é alternativa para conter aglomeração e diminuir casos de Covid-19 em Monte Sião 12k4s
Monte Sião tem neste domingo, 14, tem três pessoas precisando de internação, sendo duas casos graves de Covid-19 e não conseguem vagas em nenhum hospital da região. A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública de saúde registrou aumento pela terceira semana consecutiva no Sul de Minas. Conforme dados do “ de Monitoramento”, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a região tem 77,6% dos leitos de UTI ocupados. Há uma semana essa taxa era de 69,31%. 36j54
De todos os leitos de UTI ocupados na região, 44,16% estão sendo utilizados por pacientes de Covid-19. Há uma semana, a proporção ocupada por pacientes da doença era de 34,16%. Conforme os dados do Estado, Itajubá tem a maior ocupação de leitos de UTI da região: 100%. Três Corações também tem quase ocupação máxima, com taxa de 90%. Em seguida aparecem Três Pontas (86,67%) e Alfenas /Machado (86%).
Em relação à proporção de leitos ocupados por pacientes de Covid-19, Itajubá também tem a maior taxa: 68,08%. Três Pontas tem 60% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com Coronavírus. Alfenas/Machado (54%) e Pouso Alegre (50,65%) aparecem na sequência com as maiores proporções. Vale lembrar que a Santa Casa de Ouro Fino também está com 100% de ocupação.
A situação nas cidades do Estado de São Paulo é também de colapso. Em Amparo, o prefeito Carlos Alberto Martins (MDB) fez um apelo à população durante uma live via facebook na noite de quinta-feira, 11, após afirmar que há um novo colapso na rede de saúde da cidade. A mesma situação acontece com o Hospital Municipal de Itapira.
Toque de recolher
Nesta segunda-feira o prefeito José Pocai Jr. (PSL) deve editar um novo decreto municipal determinando toque de recolher das 20h às 5h, uma tentativa para inibir a aglomeração de pessoas e as festas clandestinas. Na manhã deste domingo o prefeito se reuniu com alguns vereadores para discutir possíveis ações e alertar sobre o endurecimento das medidas de combate a Covid-19 no município, para que Monte Sião não seja enquadrado pelo estado na Onda Roxa, com a proibição da abertura de comércio.
Na semana ada, um decreto coletivo com restrição de circulação de pessoas pelas ruas foi proposto para que 29 cidades do Sul de Minas evitem a regressão à onda roxa do Minas Consciente. A medida foi idealizada pela Superintendência Regional de Saúde de Alfenas e a Associação de Municípios da Baixa Mogiana (Amog).
Uma das medidas propostas foi a de restrição de circulação de pessoas pelas vias dos municípios das 22h de um dia até as 5h do outro. Outra imposição é a de proibição de realização de eventos festivos e confraternizações em locais públicos e privados. O consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e em pé dentro dos estabelecimentos comerciais também ficam suspensos, conforme a proposta.
A cidade de Jacutinga já implantou o toque de recolher desde o dia 04.